As emoções na Medicina Chinesa: sua relação com saúde e doença pela visão da MTC
As emoções na Medicina Chinesa, têm um papel muito importante na saúde de qualquer pessoa. Isso porque, Ddentro do escopo de conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as emoções são vistas de um ponto de vista mais amplo holístico. Nessa visão, é o equilíbrio do todo – corpo, mente e emoções – que nos mantém saudáveis.
Dentro do pensamento milenar da MTC, as emoções mal trabalhadas são também a origem das disfunções, que quando cronicamente desequilibradas podem levar a desequilíbrios não só no campo da mente e psiquê, mas também do corpo físico.
Quando entendemos melhor a respeito dos 5 elementos da MTC, somos capazes de perceber que as emoções podem sim afetar nosso corpo e, da mesma forma, a energia de nossos órgãos. É muito importante que os órgãos se mantenham sempre funcionando de forma ideal. Afinal de contas, segundo a MTC, eles são as esferas de influência principais de nossa saúde. É através deles que circula o Qi (energia vital). Nesse sentido, quando os órgãos estão enfraquecidos, a saúde também fica prejudicada.
Veja bem, as As emoções fazem parte da são naturais à nossa vida. Elas surgem normalmente em diversos momentos do nosso dia. Contudo, há situações em que elas podem impactar negativamente nossa saúde, dependendo da frequência que ocorrem e da forma como a estimulamos. Isso acontece quando há emoções específicas muito intensas – situações de choque, medo, raiva – ou quando uma emoção acontece por longos períodos, de forma crônica, a exemplo da – tristeza. Por outro lado, o estado dos nossos órgãos internos também pode influenciar diretamente as emoções.
É importante afirmar, no entanto, que todas as emoções são importantes e são inerentes da nossa condição humana. As emoções primárias – alegria, preocupação, tristeza, medo e raiva – são em si emoções neutras e cada uma tem sua importância inclusive na nossa sobrevivência como espécie. O problema está na hiperestimulação das emoções, ou seja, nos excessos – isso pode levar ao desequilíbrio do organismo como um todo.
Nesse caso, uUm terapeuta com conhecimento aprofundado em MTC
precisa ser é capaz de distinguir a origem do problema, quais emoções que estão sendo cronicamente estimuladas e quais órgãos estão sendo afetados se são as emoções que estão afetando os órgãos ou o contrário. Para isso é preciso uma anamnese cuidadosa, que vai ajudá-lo a entender a causa raiz origem dos problemas. Dessa forma, é possível buscar as soluções através dos tratamentos e terapias adequados, com diversas ferramentas oferecidas pela própria MTC e além, se preciso for.
Relação entre órgãos e emoções na Medicina Chinesa
As 5 emoções que se relacionam com os 5 elementos da MTC são: alegria, preocupação, tristeza, medo e, raiva, alegria e tristeza. Cada uma delas se relaciona com um elemento e um órgão específico. Dessa forma, conhecer essas relações é muito importante para buscar tratamentos e colher resultados.
Veja abaixo, como essas relações acontecem:
Alegria
O sentimento de alegria se relaciona com o Coração e o elemento Fogo. E, acredite ou não, o excesso dessa emoção pode sim ser um problema. Quando em excesso, essa superexcitação consome o Qi e afeta também o coração. Seu aspecto patológico migra de alegria para euforia, que desgasta a energia do coração e do elemento Fogo como um todo. O resultado pode vir em forma de palpitações, insônia, inquietude, ansiedade etc.
Preocupação
A preocupação liga-se ao Baço e ao elemento Terra. O excesso de preocupação é uma das causas de adoecimento mais recorrente nos dias de hoje. Seu excesso desgasta profundamente o Baço, que é um dos principais órgãos, responsável pelo Qi e sua distribuição. Dessa forma, pode haver um bloqueio no Qi e estagnação de energia, o que pode comprometer a boa nutrição do corpo todo. Os sintomas disso podem ser tensões nos ombros, suspiros, cansaço, dificuldade de concentração, até levar a problemas digestivos e excesso de peso etc.
Tristeza
A tristeza está ligada ao Pulmão e ao elemento Metal. Quando surge de forma adequada, a tristeza nos ajuda a elaborar situações como a perda, o luto, a separação, proporciona momentos de introspecção e reflexão. Na MTC, por exemplo, ela é vista como um olhar para dentro, um momento de recolhimento. Contudo, quando ela se prolonga e é estimulada em excesso, o Qi vai diminuindo, podendo se exaurir completamente. O resultado desse excesso é a depressão, dificuldade de respirar, desconforto no peito até problemas imunológicos e intestinais etc.
Medo
O medo está relacionado aos Rins e ao elemento Água. O medo por si é uma emoção que nos protege e está relacionada à nossa sobrevivência como espécie, portanto, na medida certa não é só nem sempre é uma emoção negativa. Em diversas situações ele pode agir como protetor da vida. Além disso, o medo nos ajuda a identificar riscos e perigos. Também é a emoção que nos leva a fazer adaptações externas. Contudo, quando muito extremo e estimulado de forma contínua, o medo pode se tornar em é uma emoção paralisante. Essa intensidade desgasta muito o Qi e afeta os rins e o coração (Shenm). O resultado podem são fobias, síndrome do pânico, baixa autoestima, podendo levar à perda de vitalidade e até problemas ósseos etc.
Raiva
A raiva se relaciona diretamente com o Fígado e o elemento Madeira. Ela deve ser entendida de forma mais ampla, englobando a frustração, ódio, amargura e outros sentimentos similares. Ela por si só também apresenta aspectos positivos, como a capacidade de se colocar em ação, ter uma atitude proativa na vida, ajuda a estabelecer limites e barreiras onde é necessário. A ausência da raiva pode ser bastante perigosa e é vista em pessoas passivas demais, que não respeitam os próprios limites e nem dão limites aos outros. Porém, Quando quando essa emoção é cronicamente hiper estimulada esse sentimento se de forma prolongada, elae causa estagnação do Qi no fígado ou sangue. O resultado pode aparecer em forma de dores de cabeça, tontura, zumbido, agressividade, impaciência, autoritarismo, posturas rígidas e intolerantes demais, dificuldade de ter clareza nos caminhos e decisões da vida, tensões musculares e até problemas visuais e mesmo depressões longas.
Alegria
O sentimento de alegria se relaciona com o Coração e o elemento Fogo. E, acredite ou não, o excesso dessa emoção pode sim ser um problema. Quando em excesso, essa superexcitação consome o Qi e afeta também o coração. O resultado pode vir em forma de palpitações, insônia, inquietude etc.
Tristeza
A tristeza está ligada ao Pulmão e ao elemento Metal. Quando surge de forma adequada, a tristeza nos ajuda a elaborar situações como a perda, o luto, a separação. Na MTC, por exemplo, ela é vista como um olhar para dentro, um momento de recolhimento. Contudo, quando ela se prolonga, o Qi vai diminuindo, podendo se exaurir completamente. O resultado desse excesso é a depressão, dificuldade de respirar, desconforto no peito etc.
Preocupação
A preocupação liga-se ao Baço e ao elemento Terra. O excesso de preocupação é uma das causas de adoecimento mais recorrente nos dias de hoje. Seu excesso afeta profundamente o Baço, que é um dos principais órgãos, responsável pelo Qi e sua distribuição. Dessa forma, pode haver um bloqueio no Qi e estagnação de energia. Os sintomas disso são tensão nos ombros, suspiros, cansaço etc.

A MTC pode ajudar a recuperar o equilíbrio
Com um profissional habilitado que seja capaz de entender qual a origem do problema – se as emoções ou os órgãos – a MTC pode ser uma excelente opção no tratamento de diversas doenças e disfunções. Isso porque ela busca a raiz do problema e não apenas o tratamento dos sintomas.
Se você tem o desejo de transformar a sua saúde, me siga lá no Instagram! Eu divulgo diariamente muito conhecimento que você pode aplicar no seu dia a dia para, assim, colher incríveis resultados na sua vida!
Já se você deseja aprofundar seus conhecimentos em Dietoterapia Chinesa e MTC com o intuito de incorporar esses conhecimentos na sua prática clínica como profissional de saúde ou terapeuta, conheça a minha Formação completa em Dietoterapia Chinesa. Você terá uma virada de chave surpreendente nos seus resultados!
Comentários