Dietoterapia Chinesa no tratamento das disfunções da tireoide

A tireoide é a glândula responsável por todo o equilíbrio hormonal no nosso organismo. Problemas que a atingem acabam trazendo uma cascata de sintomas, desde os mais leves até alguns bem severos, que impactam diretamente no dia a dia e qualidade de vida das pessoas atingidas. A Medicina Ocidental tem uma série de tratamentos que podem ajudar, mas usar terapias da Medicina Chinesa como, por exemplo, a Dietoterapia Chinesa no tratamento das disfunções da tireoide complementares à Medicina Convencional, pode trazer resultados mais eficazes e rápidos.

Portanto, se você é um profissional da saúde que se interessa pelos conhecimentos da Medicina Chinesa, vale a pena entender mais sobre o tema, pois a Dietoterapia Chinesa  traz resultados muito significativos. 

Neste artigo vou falar um pouco mais sobre essa relação entre a Dietoterapia Chinesa e a tireoide, para que você possa compreender melhor a forma como ela atua na doença e te mostrar um caso de completa reversão do Hipotireoidismo. Vem comigo!

A tireoide e suas disfunções

Uma glândula em forma de borboleta, a tireoide tem funções fundamentais no  nosso organismo. Ela secreta hormônios muito importantes, como o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que ajudam a regular todo o nosso metabolismo. Dessa forma, ela age em órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins. Também interfere diretamente no crescimento humano, nos ciclos menstruais, na fertilidade, memória, peso, humor, concentração e no controle emocional. De sua ação dependem o equilíbrio e a harmonia de todo o organismo.

Quando não funciona adequadamente, a tireoide pode passar a secretar os hormônios de forma deficiente ou em excesso. Essa disfunção pode levar, principalmente a dois quadros:

  1. Hipotireoidismo – Acontece quando há produção insuficiente dos hormônios da tireoide. Com essa baixa na produção, o organismo como um todo começa a funcionar de forma mais lenta: o coração bate mais devagar, o intestino prende mais facilmente, o crescimento sai prejudicado, há tendência à maior ganho de peso, há muito cansaço, falta de memória e diversos outros sintomas.
  2. Hipertireoidismo – Ao contrário do hipotireoidismo, nessa situação há produção excessiva de hormônios. Com isso, o organismo acaba trabalhando de forma muito acelerada: o coração bate rápido, o intestino funciona demais, a pessoa fica agitada, dorme pouco, perde peso, entre outros.

É frequente também o surgimento de nódulos na tireoide. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) dá uma estimativa de que algo em torno dos 60% da população apresentará nódulos na tireoide no decorrer da vida. No entanto, destes, apenas cerca de 5% são malignos, sendo os demais benignos.

Temos ainda a Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune, na qual anticorpos do próprio corpo destroem o tecido tireoidiano. Os sintomas podem variar muito, dependendo do tipo de tireoidite, mas sem tratamento o desfecho pode ser muito ruim.

A Dietoterapia Chinesa no tratamento das disfunções da tireoide

A visão da Medicina Chinesa sobre as doenças que surgem na tireoide é a mesma das demais doenças: são o resultado de um desequilíbrio energético. Desequilíbrio este que pode ser gerado em um ou mais dos 5 elementos e também nas energias Yin-Yang.

Dentro dessa visão, as disfunções da tireoide se originam, principalmente, de estados emocionais que levam a pessoa à angústia e frustração. Esse estado de nervosismo leva à estagnação de energia  dos meridianos  da região do pescoço, onde fica a tireoide.

Além disso, cada disfunção pode ter características ainda mais específicas no que se trata dos desequilíbrios. O hipertireoidismo, por exemplo, tem natureza Yang, o que traz essa dificuldade de concentração e de se manter calmo. Já o hipotireoidismo tem natureza mais Yin, o que faz com que a pessoa tenha muita dificuldade de concluir as demandas diárias, operando sempre abaixo de sua capacidade natural. Saber equilibrar o Yin e Yang, portanto, faz parte do tratamento.

Diversos podem ser os elementos afetados nas disfunções da tireoide e isso varia dependendo dos sintomas que os problemas geram em cada pessoa. É muito comum ter os elementos Fogo, Terra, Água e Madeira em desequilíbrio e o Metal está também envolvido nos casos dos problemas autoimunes. O objetivo de um tratamento na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), portanto, é buscar o  reequilíbrio energético, a  homeostase – que nada mais é que a saúde plena, de acordo com a MTC. E é aí que a Dietoterapia Chinesa tem seu papel de destaque, uma vez que seu principal objetivo é exatamente restaurar esse equilíbrio energético através da alimentação. E o motivo de ela ser o pilar da Medicina Chinesa mais eficiente é simples: 70% do nosso Qi (energia vital) vem da alimentação. Com um percentual de influência tão grande da alimentação, é fácil entender por que o tratamento com a Dietoterapia Chinesa é mais eficaz.

Dentro da Dietoterapia Chinesa nas disfunções da tireoide vamos atuar para que cada um dos elementos envolvidos retornem ao equilíbrio e também para que as energias yin-yang se harmonizem através da escolha correta dos alimentos. O tratamento é individualizado, de acordo com a necessidade energética e disfunção de cada pessoa, incluindo os sintomas existentes. 

O atendimento clínico na Medicina Chinesa

Para equilibrar as funções da tireoide, é vital adequar a  alimentação e estilo de vida também. Para isso, é necessário um bom diagnóstico em Medicina Chinesa, que irá apontar com objetividade quais os desequilíbrios envolvidos. Então, após esse diagnóstico assertivo, o tratamento passa para as adequações na rotina alimentar. Para essas escolhas é preciso levar em consideração não apenas as características nutricionais, mas também as características energéticas, cores e funções dos alimentos.

Com a devida motivação e engajamento do paciente, os resultados começam a surgir muito rapidamente. Essa é a vantagem da Dietoterapia Chinesa na prática clínica, que eu vejo há muitos anos, não apenas nos meus atendimentos particulares, mas também nos resultados dos meus alunos.

Quando o diagnóstico energético é bem feito e o tratamento assertivo, aplicado de forma correta, olha o que pode acontecer: 

Este resultado veio após 6 meses de tratamento adequado, aplicando a metodologia que eu ensino de união da Dietoterapia Chinesa e da Medicina do Estilo de Vida. Acompanhar desfechos clínicos favoráveis como este não tem preço. O nível de satisfação profissional vai nas alturas e a sensação de missão sendo bem cumprida, com vidas sendo transformadas, também!

Conclusão

A aplicação da Dietoterapia Chinesa é capaz de trazer excelentes resultados nas disfunções da tireoide, tanto em eficiência quanto em rapidez. Mas para isso é preciso que o profissional esteja realmente habilitado, ou seja, sendo um conhecedor profundo da MTC e Dietoterapia Chinesa. Só dessa forma é possível garantir um bom diagnóstico e a  orientação de um tratamento realmente eficaz.

Minha Formação em Dietoterapia Chinesa é considerada a mais completa do país. Nela você encontra mais de 10 anos de estudo profundo e prática clínica na Medicina Chinesa, tudo atualizado e organizado para você aprender da forma mais eficaz possível e passe a atender muito melhor seus pacientes. Clique no banner abaixo para ficar por dentro das próximas turmas!

E se você quer receber diariamente mais informações sobre este universo, além de insights poderosos, me siga no Instagram. Você vai sentir a diferença na sua prática clínica diária, aplicando pitadas do que ensino por lá.

Agradeço por ter lido até aqui, e espero que você tenha gostado do tema dessa semana. Nos vemos em breve!

Com carinho,

Cláudia Siqueira – Fisioterapeuta integrativa, especialista em Medicina Chinesa e Dietoterapia Chinesa, professora e palestrante.

Related Articles

Comentários