Dietoterapia Chinesa – a ferramenta milenar que acelera os resultados clínicos
Dentre as diversas terapias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Dietoterapia Chinesa é o principal pilar de tratamento. É através dela que conseguimos os melhores e mais duradouros resultados quando falamos em tratamento de saúde usando os conhecimentos milenares da Medicina Chinesa.
Após 2 décadas atuando na área da Saúde, venho incorporando a fundo os conhecimentos da Dietoterapia Chinesa há pouco mais de 5 anos na minha prática clínica. O que eu tenho visto ao acompanhar centenas de pacientes e ver de perto os resultados incríveis de recuperação de saúde de diversos casos de alunas minhas, me fazem hoje falar sobre o tema com propriedade.
Hoje gostaria de contextualizar melhor a minha trajetória na Saúde, para que você possa entender o caminho que eu percorri até chegar na Dietoterapia Chinesa.
Eu sempre fui uma profissional que me destaquei muito nas minhas áreas de atuação. Mas, apesar do sucesso que sempre tive, com fila de espera de pacientes aguardando meu atendimento, eu ficava muito incomodada com alguns dos resultados dos meus pacientes. E veja bem, eu tinha excelentes resultados atuando como Fisioterapeuta Acupunturista, no entanto, eu sempre tive em mim o desejo de resolver definitivamente os problemas dos pacientes, e não torná-los reféns do meu trabalho. O que acontecia, na verdade, era um círculo vicioso: eu conseguia excelentes resultados nas sessões, mas um tempo depois muitos pacientes retornavam com os mesmos problemas e isso começou a me incomodar muito. Em resumo: eu não estava conseguindo tratar a raiz do problema. Até que a Dietoterapia Chinesa entrou na minha vida e fez uma verdadeira revolução.
A partir do momento em que comecei a aplicar seus princípios em meu consultório, meus resultados que comecei a ver chegaram a um patamar que jamais imaginei. Eu conseguia ver os pacientes melhorarem de forma muito mais rápida e a melhora era duradoura, coisa bem difícil de se ver com as outras práticas de tratamento. E era isso que eu tanto buscava: oferecer resultados eficazes e duradouros na saúde de quem eu trato.
Neste artigo, eu vou te ajudar a entender melhor como a Dietoterapia Chinesa é capaz de acelerar os resultados clínicos. Dominar esse conhecimento me abriu grandes portas, mudou completamente a minha prática clínica e fez eu me tornar professora, para ensinar outros profissionais a metodologia de recuperação rápida da saúde que eu criei, unindo os profundos conhecimentos da Dietoterapia Chinesa, com a Medicina do Estilo de Vida. Espero que as palavras te inspirem a ampliar seu leque de conhecimentos também. Boa leitura!
Relembrando: o que é Dietoterapia Chinesa
Se você é um profissional de saúde e tem interesse na Medicina Chinesa, provavelmente já ouviu falar na Dietoterapia Chinesa. No entanto, posso afirmar que talvez você não saiba o seu real potencial no processo de tratamento das enfermidades crônicas.
Vamos relembrar alguns conceitos que são importantes no processo de aprendizagem: A Dietoterapia Chinesa é o pilar de alimentação da milenar Medicina Chinesa. Dentro deste corpo de conhecimentos milenares, a alimentação é vista como uma parte fundamental da saúde e bem-estar. Os diversos tipos de alimentos apresentam efeitos diferentes no corpo e na mente.
A alimentação é tão importante nesse contexto porque 70% do nosso Qi (energia vital) é constituído a partir dela. É por esse motivo, segundo a visão da MTC, que a alimentação tem um impacto tão grande na nossa energia e portanto, na nossa saúde.
Para a MTC, vemos a doença como o resultado de desequilíbrios energéticos. Estes desequilíbrios afetam as energias Yin-Yang e os 5 elementos. Quando esse sistema entra em desordem, a circulação adequada do Qi fica prejudicada, e isso afeta o bom funcionamento de todos os nossos órgãos e tecidos.
Quando há desequilíbrios energéticos, essa energia vital pode ficar estagnada ou ter deficiências, e então surgem as doenças e sintomas desagradáveis. Se a doença é o resultado de um desequilíbrio, logo a cura depende do reequilíbrio energético. É aí que a Dietoterapia Chinesa entra, e com louvor.
O objetivo da Dietoterapia Chinesa enquanto terapia é exatamente recuperar o equilíbrio energético dos 5 elementos e das energias yin-yang, para que a saúde seja restaurada.
A Dietoterapia Chinesa parte da premissa da escolha correta dos alimentos baseado nas necessidades energéticas individuais de cada pessoa e seus desequilíbrios, tratando os problemas na sua origem.
Ela pode ser usada tanto como uma terapia complementar a outros tratamentos médicos, quanto como uma abordagem de saúde completa em si mesma. Isso vai depender da evolução da disfunção ou doença, do paciente e de outras variáveis.
Em todos os casos a Dietoterapia Chinesa bem aplicada pode ser de extrema ajuda e como parte importante no processo de restauração da saúde.
A relação dos 5 elementos e a alimentação
Cada um dos 5 elementos apresenta diversas características, órgãos específicos que os regem, uma emoção própria, coordena diferentes funções e está ligado a um grupo de alimentos específicos.
Aqui no blog tem mais de um artigo explicando cada um dos 5 elementos de forma bem completa. Procure os artigos relacionados para aprofundar seus conhecimentos.
Para um resumo das informações, deixo a imagem abaixo:
Compreender profundamente como esse sistema funciona nos permite entender quais alimentos são necessários para equilibrar as desarmonias que o paciente está apresentando, mas para que isso seja possível, fechar o correto diagnóstico energético a fim de entender quais elementos precisam ser trabalhados, é imperativo.
Diferente da Nutrição Ocidental, a Dietoterapia Chinesa leva em consideração outros aspectos dos alimentos para o tratamento adequado. Para isso, são levados em conta a energia dos alimentos, seu sabor, cores e funções e em qual elemento os alimentos atuam.
Dentro dessa visão, a escolha dos alimentos vai depender dos objetivos e reequilíbrios energéticos necessários. É por isso que uma pessoa que tem sintomas de excesso de energia Yang, por exemplo, vai precisar diminuir o consumo de alimentos que tenham essa energia e aumentar o consumo de alimentos mais Yin, para reequilibrar. No entanto, para que o tratamento seja bem conduzido, é preciso avaliar a pessoa como um todo e não tratar apenas sintomas isolados.
Na Dietoterapia Chinesa, o foco do tratamento não são os sintomas, mas a origem deles. Tratar apenas dos desconfortos é como tapar o Sol com a peneira: não resolve o problema! Sem tratar a raiz do problema, o paciente retornará, mais cedo ou mais tarde, com a mesma queixa inicial. Porém, olhando de forma integral conseguimos proporcionar grandes resultados, de forma rápida, eficiente e duradoura.
A importância do diagnóstico na Dietoterapia Chinesa
Não há como ter um bom tratamento sem um bom diagnóstico. Ele é parte fundamental do sucesso de qualquer terapia e, por isso, precisa ser meticuloso e assertivo.
Segundo a tradição da Medicina Chinesa, o diagnóstico mais assertivo parte do entendimento profundo de como o sistema dos 5 elementos funciona. Esse método de diagnóstico eficiente, que pode ser ensinado, e replicado facilmente desde que se tenha o conhecimento adequado, nos permite alcançar ótimos resultados, uma vez que tratamos do problema na sua base, não ficando apenas na superficialidade do controle dos sintomas. Para isso é preciso conhecimento aprofundado dos 5 elementos e das energias Yin-Yang.
Veja o que o diagnóstico correto e o tratamento assertivo são capazes de proporcionar:
Todas essas histórias incríveis (e tantas outras) de recuperação de condições que muitas vezes a Medicina Convencional não consegue proporcionar, são consequência de um método bem aplicado, que se baseia no diagnóstico correto dos 5 elementos, nas disfunções energéticas e nos ajustes alimentares e de hábitos diários necessários para corrigir os desequilíbrios, unindo a Dietoterapia Chinesa e a Medicina do Estilo de Vida.
Com esse conhecimento em mãos, você é capaz de diagnosticar qualquer disfunção, de qualquer lugar, mesmo à distância, pois o diagnóstico baseado nos 5 elementos não depende de proximidade física.
Para isso, você profissional precisa de capacitação adequada, conhecimento aprofundado, fazer as perguntas certas, para detectar que desequilíbrios estão afetando seu paciente e, então, fazer um diagnóstico assertivo que permitirá um tratamento eficiente e com resultados rápidos, fora da curva.
Conclusão
A Dietoterapia Chinesa é uma ferramenta milenar, capaz de acelerar resultados clínicos de forma incrível. Através desse conhecimento aprofundado você é capaz de agir na raiz dos problemas, auxiliando de forma rápida e eficiente na recuperação da saúde dos pacientes. Para isso, tudo o que você precisa ter, colega profissional, é uma formação adequada, que vai te permitir fazer um bom diagnóstico e, então, orientar um tratamento eficaz com resultados eficientes e acelerados.
A minha Formação em Dietoterapia Chinesa traz até você mais de uma década de estudos aprofundados e muita prática clínica – não é à toa que é considerada a mais completa do país. Todo esse conteúdo está compilado, atualizado e organizado de forma a proporcionar a você um aprendizado realmente eficaz. Você aprenderá uma metodologia única que une Dietoterapia Chinesa e Medicina do Estilo de Vida. Essa metodologia vai te permitir oferecer tratamentos mais eficazes e resultados acelerados nos mais variados casos. Clique no banner abaixo e fique por dentro das próximas turmas!
[inserir banner]
Para que você já vá se “aquecendo” neste conhecimento, me siga no Instagram! Ali você receberá diariamente conteúdos e insights relacionados a esse universo, que serão extremamente úteis na sua jornada profissional
Obrigada pela leitura. Deixe seu comentário me contando o que esse artigo te despertou? Ler a sua opinião é muito importante para que eu possa continuar sendo útil nos conteúdos!
Com carinho,
Cláudia Siqueira – Fisioterapeuta integrativa, especialista em Medicina Chinesa e Dietoterapia Chinesa, professora e palestrante.
Comentários