Elemento Metal na Medicina Chinesa
O Elemento Metal na Medicina Chinesa é mais um dos 5 elementos acerca dos quais tenho me demorado um pouco mais aqui no blog. Já falei anteriormente sobre outros elementos:
Meu intuito ao falar sobre eles é ajudar no entendimento de sua influência sobre nós – inclusive em se tratando de saúde. Este conhecimento é extremamente importante dentro do contexto da Medicina Tradicional Chinesa, afinal de contas, segundo essa Medicina milenar, saúde plena é o resultado do equilíbrio entre os 5 elementos e das energias ying-yang.
Nesse sentido, conhecer cada elemento a fundo ajuda a guiar as estratégias terapêuticas utilizadas na prática clínica. Isso porque entender quando há desequilíbrios dos elementos é extremamente importante para que tratemos a causa dos problemas de saúde dos pacientes. E quando você, profissional de saúde, domina esse conhecimento, sem dúvida se coloca à frente dos demais, pois consegue proporcionar aos seus pacientes resultados bem mais rápidos, eficazes e duradouros.
No artigo de hoje vou te falar um pouco sobre o Elemento Metal, para que você possa entendê-lo melhor.
Aspectos da personalidade do Elemento Metal na Medicina Chinesa
Cada um de nós sofre influência de todos os 5 elementos. No entanto, o normal é que, dependendo da nossa personalidade e do momento da vida que estamos vivendo, um deles pode acabar se sobressaindo. Conhecer profundamente os elementos e suas características nos permite identificar a predominância de um ou outro nos pacientes. E, como vimos, isso nos auxilia a fazer um bom diagnóstico e orientar adequadamente as terapias.
Pessoas com predominância do Elemento Metal têm muita facilidade para organizar coisas nos mínimos detalhes. Elas também são ótimas em encontrar soluções para as mais diferentes situações – você vai amar ter um amigo de Metal. Além disso, gostam de manter tudo sob um rígido controle. São pessoas virtuosas, detalhistas, capazes de suportar grandes esforços. Também costumam ser mais reservadas, ponderadas e falam pouco – mas pensam muito. Pessoas de exatas, que gostam de cálculos, normalmente se identificam mais com este elemento.
As funções do Elemento Metal na Medicina Chinesa
Os órgãos relacionados ao Elemento Metal são o Pulmão e o Intestino Grosso . Sendo assim, este elemento tem forte influência sobre as funções respiratórias bem como a evacuação ou eliminação, coordenando todo o funcionamento fisiológico dos órgãos envolvidos.
Segundo a Medicina Chinesa, o Metal também se relaciona intimamente com o nosso Qi de defesa (Wei Qi). Desta forma, ele controla o sistema imunológico, o respiratório e a pele (manifestação externa do Pulmão).
O Pulmão ainda é o grande responsável pelo fluxo dos fluídos corporais, o que impacta em várias funções celulares e extracelulares.
A emoção ligada a este elemento é a tristeza, sendo esta um dos portais para o recolhimento e a intuição, movimentos relacionados à energia yin e, portanto, vitais para a nossa saúde física e mental.
Sinais de desequilíbrio do Elemento Metal
Quando em desequilíbrio, o elemento Metal poderá se manifestar através de diversos sintomas como, por exemplo:
- Dificuldades respiratórias;
- Problemas de pele;
- Imunidade baixa;
- Rinites, sinusites e bronquites;
- Tosse crônica;
- Problemas intestinais;
- Problemas autoimunes;
- Depressão.
Alimentação para equilibrar o Elemento Metal
Dentro da Medicina Chinesa, a cura se dá através do reequilíbrio dos 5 elementos e das energias yin-yang. Além disso, o foco do tratamento não são os sintomas, mas sim as causas, promovendo uma melhora que acontece de dentro para fora, através de um olhar integrativo do ser humano. É por isso que a Dietoterapia Chinesa é a principal terapia utilizada dentro da MTC. Afinal de contas, através dela reconstruímos a saúde de dentro para fora.
Contudo, antes de se fazer recomendações alimentares é preciso fechar o diagnóstico de forma correta. Este diagnóstico depende do completo entendimento das alterações existentes nos 5 elementos e das disfunções yin-yang observadas. Ou seja: é preciso conhecimento aprofundado e um olhar apurado de todo o sistema dos 5 elementos e não apenas de um elemento isolado.
O sabor do Elemento Metal é o picante, que tem a função de movimentar ou dispersar o Qi. Veja, abaixo, algumas maneiras de se nutrir o elemento Metal:
- Incluir na alimentação alimentos brancos e cinzas;
- Dar preferência a comidas mais quentes e cozidas (sopas, caldos e/ou ensopados);
- Inserir alimentos picantes como cebola, alho, alho poró, rabanete, agrião, rúcula, aipo, cebolinha, canela, gengibre, etc. É importante que esses alimentos sejam consumidos com moderação para evitar desequilíbrios. Lembre-se: o segredo na alimentação é a variedade!
- Se a pessoa consome carne, incluir frango (de preferência orgânico, livre de contaminantes) na rotina alimentar, intercalado com o consumo de outras carnes brancas é indicado Uma boa canja de galinha é uma ótima ideia.
Conclusão
As informações deste artigo são, digamos, apenas a ponta do iceberg. Há muito mais conhecimento por trás desse resumo. E para que você possa realmente fazer um bom diagnóstico e conseguir bons resultados, não tem jeito, precisa se aprofundar bem mais.
Por isso, se você é profissional da área da Saúde, recomendo fortemente que você invista tempo e estudo em conhecimentos mais aprofundados sobre a Medicina Chinesa. A Dietoterapia, por exemplo, é um dos mais interessantes e efetivos.
Com um conhecimento mais profundo acerca dos principais fundamentos da Medicina Chinesa, você será capaz de diagnosticar corretamente as disfunções dos seus pacientes. Além disso, saberá orientá-los, aplicando terapeuticamente a Dietoterapia Chinesa. Com esta metodologia, seus resultados se sobressairão, e você se destacará entre os profissionais da sua região, virando referência quando o assunto for ter resultados efetivos e rápidos.
Ter acesso a esse conhecimento hoje em dia não é mais tão difícil! Te convido a entrar na minha Formação em Dietoterapia Chinesa, que é exclusiva para profissionais e estudantes da saúde e terapias – fique de olho nas próximas turmas!
Se você não é da área da saúde, um alerta bem importante: procure um profissional habilitado para lhe acompanhar e orientar de forma personalizada. Sua saúde é muito importante para você se auto tratar com dicas gerais de internet!
Me siga no Instagram, pois é um dos principais lugares em que eu divulgo diariamente muito conhecimento de forma gratuita. São conhecimentos simples, mas muito úteis para despertar o interesse na maravilhosa Medicina Chinesa.
Obrigada pela leitura até aqui. Nos encontramos na próxima!
Com carinho,
Cláudia Siqueira – Fisioterapeuta integrativa, especialista em Medicina Chinesa e Dietoterapia Chinesa, professora e palestrante.
Comentários