Elemento Fogo na Medicina Chinesa

O elemento Fogo na Medicina Chinesa é um dos 5 elementos que compõem esse corpo de conhecimentos milenares. E entender profundamente cada um dos 5 elementos da MTC é muito importante, pois essa é a base do entendimento dos desequilíbrios da saúde. Isso porque a definição de saúde, para a Medicina Chinesa, é o pleno equilíbrio entre as energias yin-yang e os 5 elementos. E para buscar esse equilíbrio, é preciso conhecer muito bem cada uma destas partes.

Nesse sentido, se você é um profissional de saúde, saber quais elementos estão em desarmonia  nas pessoas a quem você atende vai te ajudar a nortear suas condutas. Além disso, esse conhecimento direciona seu olhar para aquilo que é mais importante e necessário para a recuperação da saúde.

Para te ajudar nessa compreensão, que julgo ser extremamente importante, estarei compartilhando artigos que tratam de cada um dos 5 elementos. Dessa forma, você terá um embasamento melhor para entender seus pacientes segundo esse conhecimento milenar. 

No artigo de hoje, quero te apresentar o elemento Fogo na Medicina Chinesa.

Aspectos de personalidade dos elementos na Medicina Chinesa

Cada um dos 5 elementos têm características próprias e personalidades distintas. Ser capaz de identificar, através da personalidade, qual o elemento de predominância em cada pessoa é um caminho interessante – para quem busca um tratamento mais integrativo, como é feito na Medicina Chinesa. Contudo, também precisamos entender que nada na vida é estanque, nem mesmo a predominância dos elementos. Tudo muda o tempo todo e esse é um dos grandes princípios do Tao.

Todos somos compostos por 5 elementos, e muitas vezes nos identificamos com mais de um deles. Porém, observando as características de cada pessoa, somos capazes de identificar, através de um aspecto, qual o elemento que predomina em cada pessoa. 

Rapidamente vamos relembrar as características de personalidade de cada elemento:

  • Fogo – Líderes natos, falam mais alto, costumam ter um senso de consciência coletiva muito bom e ser mais ansiosos.
  • Terra – Pessoas mais lógicas e que às vezes têm ideias fixas. Normalmente mais ansiosos, costumam ter inteligência privilegiada.
  • Metal – Detalhistas, bons em planejar, gostam de ter tudo sob controle. Normalmente são pessoas de exatas, mais reservadas, ponderadas, falam pouco.
  • Água – Mais tímidos e desconfiados, precisam ver para crer. Precisam de segurança para abraçar projetos e causas e amam sua própria companhia.
  • Madeira – Empolgados, gesticulam muito, falam alto e topam tudo. De personalidade forte, podem ser muito intensos, inflexíveis, impulsivos e radicais também.

É importante reforçar que todos nós temos os 5 elementos em constante movimento dentro da gente e nada é estático. Se uma pessoa se identifica mais com a personalidade do elemento Fogo neste momento, isso pode mudar ao longo da vida e de acordo com as experiências que passamos. 

Portanto, não é correto afirmar que exista apenas uma predominância e sim um estado momentâneo ligado mais a um elemento que outro. É preciso reforçar também que esta análise é apenas de 1 aspecto dos elementos. Os elementos têm muitas outras funções e o conhecimento completo do sistema dos 5 elementos e todas as suas funções é que nos dá embasamento suficiente para identificar os desequilíbrios, estabelecer o diagnóstico energético correto e propôr as condutas terapêuticas de acordo com a Medicina Chinesa. 

A função do Elemento Fogo na Medicina Chinesa

O elemento Fogo é um dos principais responsáveis por fazer a ativação e promover uma boa circulação do Qi – que, por sua vez, faz o sangue circular. Ele está intimamente ligado ao Coração que, segundo a MTC, não apenas armazena, mas também é a morada da Consciência (Shen). Sendo assim, é o Coração, regido pelo elemento Fogo, que controla a Consciência, e não o cérebro, como na concepção ocidental.

O Coração, segundo a Medicina Chinesa, tem ligação com todos os órgãos. A relação entre eles é hierárquica, uma vez que todos os canais se harmonizam a partir do coração e também ajudam em sua nutrição.

Segundo esse conhecimento, é o Coração quem governa o corpo humano, e é nele que se encontram a inteligência e a consciência. Nesse sentido, cuidar bem  do elemento Fogo promove uma vida mais longa, consciente, saudável e segura. Já se o contrário acontece, e este elemento é negligenciado, podem ocorrer danos severos à nossa saúde.

Nesse sentido, manter o equilíbrio do elemento Fogo garante um coração fortalecido. E, devido à relação de interdependência entre o coração e os outros órgãos, a saúde se fortalece como um todo quando este equilíbrio acontece.

É função deste elemento também coordenar todo o sistema cardiovascular, a comunicação, nossos relacionamentos e os aspectos mais profundos da nossa personalidade. 

A alegria é a emoção que mora no coração e que precisa ser alimentada de forma equilibrada para não se transformar em euforia, aspecto patológico dessa emoção.

É neste elemento que a energia yang tem seu ápice também, regido pela estação do verão. Os alimentos de sabor amargo atuam diretamente nesse elemento.  

Sinais de desequilíbrio do elemento Fogo

O elemento Fogo na Medicina Chinesa, como pudemos ver, é extremamente importante para a saúde. Seu desequilíbrio traz inúmeros problemas, tais como:

  • Insônia – dificuldade para começar a dormir, mente ativa à noite, com sonhos muito vívidos – sabe aqueles em que você acorda no susto?
  • Inquietação – dificuldade para focar, insatisfação constante.
  • Ansiedade – o foco se dispersa para as situações e pessoas ao redor, projetando a mente no futuro, com pouca presença no agora.
  • Rubor facial – bochechas avermelhadas que refletem aumento da circulação sanguínea.
  • Agitação –  dificuldade de se concentrar e se centrar.

Pessoas que estão com este elemento em profundo desequilíbrio podem  apresentar algumas condições de forma severa, como: paralisia, epilepsia, angina, ataque cardíaco, arritmia, hipertensão, problemas vasculares e até doenças mentais (esquizofrenia, por exemplo) É possível equilibrar o elemento Fogo em sua base com alguns cuidados específicos. 

Nesse caso, a Dietoterapia Chinesa é um aliado e tanto. Através do equilíbrio dos sabores do prato, por exemplo, se consegue amplificar as melhorias e promover o equilíbrio desse elemento. Nesse sentido, investir no uso correto do sabor amargo é muito importante, restringindo seu uso caso o elemento Fogo esteja muito exacerbado, e também no sabor salgado que atua no elemento Água e promove a dominância sobre o elemento Fogo.

A grande vantagem da Dietoterapia é, sem dúvida, fazer esse equilíbrio energético de dentro para fora. Dessa forma, não se consegue apenas uma melhora externa, mas sim, uma melhora profunda. Além disso, através das orientações da Dietoterapia Chinesa, dentro da Medicina Chinesa, conseguimos não apenas a melhoria, mas a manutenção desse equilíbrio energético.

Para que a Dietoterapia Chinesa seja bem aplicada é importante se aprofundar no assunto, a fim de estabelecer um correto diagnóstico energético e propostas alimentares segundo a Dietoterapia Chinesa que estejam alinhadas com as necessidades individuais de cada pessoa. 

Se você é profissional da área da Saúde, vale a pena investir em conhecimento para entender os princípios básicos da Medicina Chinesa, e da Dietoterapia Chinesa, seu pilar principal. Esse conhecimento sem dúvida irá melhorar e muito os resultados no seu consultório e levar sua prática clínica a um outro patamar. E eu posso te ajudar dentro da minha Formação em Dietoterapia Chinesa – fique de olho nas próximas turmas!

 Me siga no Instagram, pois é um dos principais lugares em que eu divulgo diariamente muito conhecimento de forma gratuita. E são conhecimentos que você pode aplicar no seu dia a dia e na sua prática clínica.

Related Articles

Comentários