Dietoterapia Chinesa
Quando falamos sobre ter uma alimentação que ajude o organismo a funcionar em sua plenitude, podemos apontar a Dietoterapia Chinesa como uma das grandes potencializadoras dessa ação.
A gastronomia chinesa é riquíssima, e tem vários conceitos que são aplicados a partir da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o que traz uma capacidade terapêutica para a alimentação realizada pelos adeptos da Dietoterapia Chinesa.
A Dietoterapia Chinesa nada tem a ver com dietas da moda, pelo contrário, ela vem da milenar e tradicional Medicina Chinesa e suas bases são bem diferentes da visão ocidental. Ela traz conceitos para nutrir o corpo em diferentes níveis.
Por isso, nesse artigo, vamos te explicar o que é a Dietoterapia Chinesa e como você pode começar a aplicar seus princípios em sua rotina, em busca de uma qualidade de vida melhor e uma alimentação que traga além de nutrição, saúde plena!
Dietoterapia Chinesa: O que é?
A Dietoterapia Chinesa é o principal pilar da Medicina Chinesa, pois traz a alimentação como foco da saúde do corpo. Ela promove o equilíbrio dos 5 elementos que nos compõem e o restabelecimento da saúde através da alimentação.
Através da Dietoterapia Chinesa é possível conquistar, prevenir e manter a saúde física, emocional e mental.
Logo, a Dietoterapia Chinesa busca a melhor nutrição não só a nível físico, mas atua também a nível emocional e energético com objetivo de restabelecer o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções. É uma grande ferramenta de cura, controle e prevenção de doenças.
Seus fundamentos são diferentes da Nutrição – área da Medicina Ocidental, uma vez que suas bases vêm da Medicina Tradicional Chinesa.
Alimentação na Dietoterapia Chinesa
A alimentação é o combustível das nossas células. Não há como ter células saudáveis com um combustível ruim.
A alimentação, segundo a Dietoterapia Chinesa, precisa também levar em conta o prazer da comida e a individualidade de cada pessoa. Os alimentos são muito mais do que veículos de nutrientes para o corpo.
A Energia na Dietoterapia Chinesa
Na Dietoterapia Chinesa, o conceito de energia é mais abstrato do que a forma como abordamos no ocidente (Kcal).
Nela, tudo que ingerimos possui qi e forma o qi – energia vital que circula no nosso corpo e nos mantém vivos.
O corpo produz qi (energia vital) e sangue através dos alimentos que ingerimos e do ar que respiramos. O qi e o sangue vão nutrir todos os nossos órgãos e tecidos.
Se o qi e sangue que produzimos a partir da alimentação for de má qualidade, em função da má qualidade dos alimentos que ingerimos, nossas células serão diretamente afetadas e aí se explica um dos caminhos das doenças.
Portanto, fazer escolhas alimentares saudáveis é fundamental para a saúde celular, que impacta diretamente na saúde do corpo físico, mental e emocional.
Saúde pela MTC
O conceito de saúde pela Medicina Chinesa é o pleno equilíbrio dos 5 elementos que nos compõem e das energias yin-yang.
Através deste equilíbrio o corpo consegue funcionar em sua plenitude, a função dos órgãos é potencializada, as células, órgãos e tecidos recebem a nutrição adequada, as emoções ficam em equilíbrio e a mente fica centrada.
Os 5 Elementos
Pela Medicina Chinesa o ser humano e toda a natureza são compostos por 5 elementos – Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.
Cada um dos 5 elementos apresenta características específicas, órgãos que o coordenam, emoções individuais, funções específicas e alimentos e sabores que os nutrem.
Existem 5 sabores que nutrem os 5 elementos:
- Sabor amargo nutre o elemento Fogo
- Sabor doce nutre o elemento Terra
- Sabor picante nutre o elemento Metal
- Sabor salgado nutre o elemento Água
- Sabor ácido nutre o elemento Madeira
A Natureza dos Alimentos
Além dos alimentos estarem categorizados de acordo com a saúde que proporcionam para cada elemento, eles também são separados de acordo com sua natureza – yin ou yang. E é necessário se atentar a isso de acordo com o objetivo de cada pessoa.
As 5 naturezas dos alimentos são:
- fria
- fresca
- neutra
- morna
- quente
Os alimentos de natureza fria e fresca carregam energia yin. Os alimentos neutros carregam as duas energias e os alimentos mornos e quentes representam a energia yang.
O acesso a este conhecimento permite que identifiquemos as nossas necessidades individuais e façamos as escolhas alimentares corretas para corrigir os nossos desequilíbrios.
O equilíbrio do corpo se faz com os opostos das energias. Por exemplo, pessoas que apresentam mãos e pés muito frios (características da energia yin) deveriam consumir mais alimentos quentes, para conseguirem equilibrar as energias yin-yang. Já pessoas muito ansiosas, deveriam cuidar com excesso de consumo de alimentos de natureza quente (yang) pois a ansiedade é uma disfunção yang e para equilibrar é necessário resfriar um pouco mais o corpo com alimentos frescos e frios.
Não sei se você observou, mas nestes exemplos ficou claro que a Dietoterapia Chinesa bem aplicada é capaz de equilibrar não só os desequilíbrios do corpo físico, mas também as disfunções psíquicas como a ansiedade e é essa a grande riqueza da Medicina Chinesa – atua em todos os corpos.
Como organizar as refeições
Um precioso conhecimento trazido pela Medicina Chinesa é o relógio biológico.
Ele se assemelha ao nosso ritmo circadiano, porém traz informações ainda mais profundas para nos ajudar a organizar nossa rotina de atividades e alimentação.
Segundo o relógio biológico da Medicina Chinesa, cada órgão tem uma janela de 2 horas de máxima ação.
Os órgãos responsáveis pelo metabolismo, transformação do alimento em qi (energia vital) e sangue para nutrir nossos órgãos são o estômago, o baço e o pâncreas.
O baço e o pâncreas funcionam como um único meridiano, apesar de serem 2 órgãos distintos. A janela de máximo funcionamento destes órgãos é entre 07:00 e 11:00. Portanto, essa é a melhor janela alimentar do dia. Ao contrário desse horário, a partir das 19:00 é a pior janela alimentar do dia.
Não é à toa o famoso e antigo provérbio chinês: “Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo.”
Ao respeitar os horários das principais refeições e a quantidade de comida em cada horário, conseguimos ajudar o corpo e voltar ao seu equilíbrio.
Portanto, a partir de amanhã faça um excelente café da manhã, almoce bem e jante muito leve e antes das 19:00.
Ao fazer isso, não só o metabolismo melhora, os quilos extras vão embora, como também o sono passa a ser mais restaurador e a mente e as emoções se aquietam.
Conheça mais sobre a Dietoterapia Chinesa que preparei para você:
Se você gostou desse conteúdo e quer continuar recebendo dicas e novidades sobre a Dietoterapia Chinesa e a Medicina Tradicional Chinesa, me siga no Instagram!
Comentários