As cores e funções dos alimentos segundo a Dietoterapia Chinesa

Estar atento às cores e funções dos alimentos segundo a Dietoterapia Chinesa, é uma das formas mais sábias de se alimentar. 

Pela visão da Nutrição ocidental, acabam, muitas vezes, focando somente nos aspectos nutricionais dos alimentos. Contudo, há muito mais em nossa alimentação que macro ou micro nutrientes. E a energia é um desses pontos que, sem dúvida, merece destaque. Nisso a visão da Dietoterapia Chinesa vem complementar diversos aspectos que não são levados em consideração na visão ocidental.   

No entanto, antes de nos aprofundarmos nesse assunto, vamos entender de onde vem esse conhecimento. Afinal de contas, são poucos os profissionais que falam de Dietoterapia Chinesa. . 

A Dietoterapia Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é composta por um corpo de conhecimentos milenares que tem como principal objetivo garantir a saúde física, mental, emocional, energética e espiritual. 

Para trazer o corpo de volta ao equilíbrio, resgatar e manter a saúde, ela se baseia em alguns pilares, como a Dietoterapia Chinesa, as técnicas de movimentos e respiração e a Acupuntura.

De todos os pilares da Medicina Chinesa, a Dietoterapia Chinesa sem dúvida é um dos mais importantes, pois é considerada uma Medicina interna. Sem mexer na alimentação, as técnicas de Medicina externa, como é o caso da Acupuntura, têm sua eficácia reduzida. . 

A Dietoterapia Chinesa, pilar de alimentação da Medicina Chinesa, considera alguns princípios, entre eles as cores e sabores dos alimentos, a natureza yin-yang dos alimentos e os elementos que cada alimento atua. 

Os conhecimentos sobre as cores e funções dos alimentos segundo a Dietoterapia Chinesa é o ponto de partida de diversos tratamentos chineses. Esse conhecimento, inclusive, vem bem antes da aplicação de terapias como a Acupuntura, por exemplo.

Inclusive, se você quiser aprender um pouco mais sobre este pilar fundamental da Medicina Chinesa, não deixe de ler meu artigo sobre Dietoterapia Chinesa, está bem completo!

Objetivo da Dietoterapia Chinesa 

 Um dos principais objetivos da Dietoterapia Chinesa é manter o equilíbrio dos 5 elementos de que somos compostos (Fogo, Terra, Metal, Água, e Madeira). E, segundo o conhecimento milenar da Medicina Tradicional Chinesa, somos capazes de conseguir esse equilíbrio através de uma alimentação adequada.

Nessa visão, a alimentação é vista como um daqueles pilares fundamentais para a construção de uma boa saúde. Isso é possível porque, dentro da visão da Medicina Chinesa, a comida é a expressão do Qi – a energia vital. Essa energia não é estática. Ora ela é mais Yin – simbolizando a energia lunar, mais fria, passiva, escura e tranquila – ora é mais Yang – Simbolizando a energia solar, portanto mais quente, ativa, clara e movimentada.

Dentro desses conceitos, os alimentos são classificados segundo suas cores, sabores, natureza e funções. Sendo assim, cada pessoa é favorecida por determinados alimentos, conforme suas necessidades – ou desequilíbrios energéticos individuais. 

Cada cor e sabor, nutre determinado elemento. E é uma combinação equilibrada deles que vai garantir a saúde . 

Para entender melhor cada um dos 5 elementos, não deixe de ler meu artigo fresquinho sobre os 5 elementos da Medicina Tradicional Chinesa

As cores e funções dos alimentos segundo a Dietoterapia Chinesa

Dentro da Dietoterapia Chinesa, os alimentos são divididos em 5 cores principais, que estão relacionadas cada uma com um dos 5 elementos e apresentam funções bem definidas. De acordo com esse conhecimento uma boa refeição contempla o equilíbrio entre alimentos de todas as cores. 

Veja as 5 cores de alimentos e suas funções:

Branco

Os alimentos com a cor branca, são responsáveis por nutrir o elemento Metal. Seu principal objetivo é atuar no reforço da imunidade e saúde do sistema imunológico,  o que previne resfriados e diversas outras doenças oportunistas. Além disso, purificam e fortalecem os pulmões. Também ajudam em outras situações como, por exemplo, melhorar a visão e acalmar as emoções. Alguns bons alimentos que se encaixam nessa categoria: alho poró, alho, cogumelos, cebola, nabo, couve-flor etc.

Verde

Os alimentos com a cor verde nutrem o elemento Madeira. Eles são vitais na cadeia alimentar, por isso sua abundância na natureza, e estão relacionados diretamente ao fígado. Em geral sua principal função é auxiliar a desintoxicação do organismo. Portanto, mantê-los de forma equilibrada na alimentação ajuda esse órgão a funcionar bem. Alguns alimentos com essa cor: abacate, espinafre, rúcula, uva verde, brócolis etc.

Preto

Os alimentos de cor preta estão relacionados ao elemento Água e, portanto, atuam diretamente nos rins. Estes alimentos são essenciais à saúde, uma vez que os rins são considerados um dos principais órgãos essenciais à vida e ao equilíbrio dos demais. Estes alimentos ajudam na saúde, longevidade, vitalidade e inclusive na fertilidade. Exemplo de alimentos negros: fungo preto, gergelim negro, cogumelo, pepino do mar, arroz preto etc.

Vermelho

Alimentos vermelhos são responsáveis por nutrir o elemento Fogo e, consequentemente, atuam diretamente no coração. Estes alimentos fortalecem e nutrem o sangue, essencial para a manutenção da vida e da saúde.  Alguns alimentos nessa cor: morango, maçã vermelha, tomate, beterraba etc.

Amarelo

Os alimentos amarelos são aqueles que nutrem o elemento Terra e, portanto, atuam diretamente no baço

O baço, na visão da Medicina Chinesa, é o órgão que transforma e também transporta a energia dos alimentos e bebidas que consumimos pelo corpo todo, sendo responsável por garantir a nutrição dos 5 elementos. Dessa forma, é um órgão essencial que precisa ser muito bem cuidado. Além disso, alimentos amarelos estão ligados ao estômago e pâncreas também, órgãos que trabalham em conjunto com o baço para garantir as importantes funções do elemento Terra . 

Alimentos amarelos, além de atuar nos órgãos do elemento Terra, são conhecidos por suas funções antiinflamatórias, ação essencial para diminuir a inflamação sistêmica, responsável por tantas doenças crônicas. Não é à toa a sua abundância na natureza. 

Alguns exemplos de alimentos amarelos para compor nosso prato: 

  • cúrcuma,
  • gengibre,
  • batata doce,
  • grão de bico,
  • milho,
  • pimentão amarelo,
  • abacaxi, entre tantos outros. 

Além das cores, cada elemento apresenta um sabor que o harmoniza. Dominar esse conhecimento é um dos melhores caminhos na construção de saúde. 

Entender as cores e funções dos alimentos segundo a Dietoterapia Chinesa é vital

A Medicina Chinesa é um corpo de conhecimentos milenares. Ele está traduzido na saúde das pessoas que seguem seus princípios. Dentro dela, todas as doenças possuem cura, uma vez que conseguimos descobrir quais os elementos em desequilíbrio. 

Ao identificar os desequilíbrios que cada pessoa apresenta, desequilíbrio, a Dietoterapia atua, através da alimentação, para reequilibrar a energia e funções do organismo, restaurando a saúde de forma completa e duradoura – desde que você siga dedicado a manter sempre esse equilíbrio. 

Manter o equilíbrio dos 5 elementos é sinônimo de saúde em dia. O entendimento sobre sua relação um com o outro e a forma como influenciam um ao outro é o tipo de conhecimento que te permite uma completa reviravolta na vida.

Se você tem o desejo de transformar sua saúde, curando doenças e prevenindo muitas outras, me siga lá no Instagram! Lá eu divulgo muito conhecimento que você pode aplicar na sua vida e, portanto, colher resultados incríveis!

Se você pretende aprofundar seus conhecimentos em Dietoterapia Chinesa, para incorporá-lo na sua prática clínica como profissional de saúde ou terapeuta, conheça a minha Formação completa em Dietoterapia Chinesa.

Related Articles

Comentários